Select your language

Resultados do Inquérito Europeu EU Kids Online

O livro da Equipa Portuguesa do EU Kids Online 2 foi lançado no dia 6 de Fevereiro, às 18:30, na FNAC do Centro Comercial Colombo. A apresentação contou com Isabel Stilwell e Estrela Serrano.

Este livro foi organizado por Cristina Ponte, Ana Jorge, José Alberto Simões e Daniel S. Cardoso; editado pela Edições MinervaCoimbra. Descubra mais sobre o livro, clicando no botão abaixo.

Pode adquiri-lo online através da Wook, neste link.

Crianças e Internet em Portugal

 

 

 

Resumo do Livro

Em que locais acedem as crianças à internet, dentro e fora de casa? Que usos fazem da rede? Quando incorrem em riscos, como lidam com eles? E que influência têm os seus pais, professores, amigos e outras fontes de informação nos modos como usam a internet?Este livro responde a estas questões, discutindo resultados nacionais do inquérito europeu do Projecto EU Kids Online, que escutou cerca de 25 mil crianças (9-16 anos) e um dos seus país, nas suas casas, em 25 países, entre os quais Portugal, em 2010. Às análises realizadas pela equipa portuguesa, juntam-se os comentários de especialistas e de entidades como a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, o Instituto de Apoio à Criança, o Ministério da Educação ou a Polícia Judiciária.A segurança das crianças na internet diz respeito às famílias, escolas, entidades governamentais, Polícia, indústrias do digital, monitores de espaços informais e muitas outras entidades - incluindo as próprias crianças e os seus direitos de cidadania. Saber lidar com os riscos da internet evitando que constituam situações danosas é condição necessária para que usufruam plenamente as oportunidades da rede, respeitando-se a si e aos outros.Escrita numa linguagem acessível e tornando claros os conceitos usados no Projecto EU Kids Online, esta obra favorece um conhecimento sustentado sobre a realidade portuguesa de um fenómeno que faz parte dos modos contemporâneos de crescer: aceder aos meios digitais e saber tirar partido das suas potencialidades.
http://fcsh.unl.pt/eukidsonline

Equipa Portuguesa do EU Kids OnlineO Projecto europeu EU Kids Online (www.eukidsonline.net), financiado pelo Programa Safer Internet Plus, da Comissão Europeia, e dirigido por Sonia Livingstone e Leslie Haddon, da London School of Economics and Political Science, tem investigado desde 2006 usos, oportunidades, riscos e segurança de crianças na internet numa dimensão comparada.

Outras informações

Notícia no blog da MinervaCoimbra.

Notícia no Jornal Público.