Daniel S. Cardoso

Event 

O Papel das Sexualidades na Construção do Género: Média e Hetero-Mono-Normatividade
Title:
O Papel das Sexualidades na Construção do Género: Média e Hetero-Mono-Normatividade
When:
08.07.2015
Where:
Universidade do Minho - Minho
Category:
Conferências

Description

I Escola de Verão em Género e Sexualidades

7, 8 e 9 de julho de 2015
Braga, Universidade do Minho

I Escola de Verão em Género e Sexualidades visa promover a formação interdisciplinar nos campos do género e das sexualidades, na comunicação, nos média e na cultura, procurando constituir um ponto de encontro onde as/os jovens investigadoras/es troquem experiências entre si e com outros membros da comunidade académica.
Com uma natureza teórico-prática, as sessões potenciarão um conhecimento mais aprofundado dos mecanismos simbólicos e discursivos que constrangem e produzem as diferenças, oposições, assimetrias e hierarquias naquelas áreas. O enquadramento das/os participantes nas diferentes perspetivas apresentadas pretende fornecer uma panorâmica de abordagens possíveis, assim como destacar a sua pertinência e utilidade para a investigação dos discursos e das representações de género e das sexualidades. Os workshops servirão para dotar as/os participantes de ferramentas metodológicas a aplicar na prática a textos de caráter diverso, bem como o enquadramento metodológico subjacente a essas ferramentas. O enfoque será em explorar metodologias e abordagens ainda pouco disseminadas em Portugal.
O programa integra encontros com representantes de organizações não governamentais, coletivos informais e (ciber)ativistas que atuam na área dos direitos humanos, do género e das sexualidades, por forma a fomentar o diálogo entre a academia e a sociedade civil.

Público-alvo: estudantes dos cursos de mestrado e doutoramento das ciências sociais e humanas, nomeadamente das áreas do género e das sexualidades; investigadoras/es com interesse na temática; representantes da sociedade civil que atuam na área dos direitos humanos, do género e das sexualidades (e.g. representantes de organizações não governamentais, coletivos informais, (ciber)ativistas), bem como profissionais de proveniências diversas.

Org.: GT Género e Sexualidades (GT-G&Ss)
Associação Portuguesa de Ciências de Comunicação (SOPCOM)

Venue

Venue:
Universidade do Minho