Workshop "BDSM e Saúde"

Descrição

Este workshop irá tratar da complexidade de definir o que é BDSM - Bondage e Disciplina, Dominação e Submissão, Sadismo e Masoquismo - a partir de uma perspectiva social para, a partir daí, pensar a relação entre a Medicina e o BDSM. Olhando para o fenómeno da despatologização do BDSM como um processo cientificamente mediado, o workshop vai procurar dotar os formandos das ferramentas para melhor entender os mecanismo psicofisiológicos envolvidos, bem como a enorme diversidade de práticas sexuais que constituem o espectro da intimidade humana. Com estes conhecimentos, irá avançar-se para a distinção entre BDSM e violência (na intimidade), para as dificuldades que pessoas associadas ao BDSM enfrentam quando procuram ajuda médica, e para como profissionais de saúde podem intervir de uma forma ética, consciente da diversidade humana, e capacitadora de competências para os seus pacientes.

 

Qual a responsabilidade social das ciências sociais?

"Qual a responsabilidade social das ciências sociais?" Num ambiente informal, a investigadora Simone Frangella (ICS) e o investigador Daniel Cardoso (ULHT e FCSH) dinamizaram uma conversa sobre a importância das ciências sociais para a sociedade democrática e algumas das questões que se levantam nesse diálogo. Organização e moderação: Bruno Góis (ICS) no âmbito da Marcha pela Ciência // March for Science - Lisboa e da Festa da Ciência: http://marchapelaciencia.pt/festa-da-ciencia/
#ScienceMarchPT #Lisbon #Portugal #MarchForScience

Audio


Palestra BDSM - FMUC

A convite do Departamento de Saúde Pública, Reprodutiva e Ambiental do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra, estive no dia 19 de Abril de 2017 na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a dinamizar uma palestra sobre BDSM para estudantes de Medicina.

Fica abaixo o registo áudio da parte inicial da sessão.

Áudio


Poliamor - Tertúlia na FCM-UNL

 

A convite da AEFCM-UNL, estive, junto com Mariana Guerra, a dinamizar uma tertúlia sobre poliamor para estudantes de Medicina, no dia 18 de Abril de 2017. Fica, para registo, a primeira parte das nossas intervenções.

 

Áudio